Advogados bem sucedidos: meu top 4 (e como se tornar um deles)

0
8394
Advogados bem sucedidos
Advogados bem sucedidos

Durante a faculdade de Direito, você provavelmente conheceu (pessoalmente ou com exemplos de sala de aula) alguns advogados bem sucedidos. Muitos profissionais tornaram-se competentes o bastante para se tornarem referência na advocacia e objeto de estudo e admiração de outros profissionais.

Mas você sabe o que é ser um advogado bem sucedido?

Antes de mais nada, temos que deixar bem claro que o sucesso é uma questão de ponto de vista. E o principal: não confunda sucesso com dinheiro!

No vídeo abaixo eu abordei o assunto; caso você queira saber mais recomendo assisti-lo:

Mas quero dar também um exemplo pessoal.

Eu, Rodrigo Padilha, me considero bem sucedido, profissional e pessoalmente. Eu amo o que eu faço e eu acordo todos os dias com energia e vontade de dar sempre o meu melhor.

Ser bem sucedido é ser feliz com o trabalho e com a vida pessoal. É trabalhar com um propósito e não simplesmente para ganhar dinheiro.

Esse contexto é importante para separar bem esses conceitos que causam muita confusão. Mas o que eu queria mostrar de fato aqui neste artigo é alguns nomes da advocacia que atingiram um nível de sucesso fora da curva – e como você também pode chegar lá.

Segue abaixo uma lista com 4 advogados brasileiros bem sucedidos, que podem inspirar você em sua carreira:

Advogados bem sucedidos no Brasil: meu top 4

1. José Roberto Opice

José Roberto Opice é sócio-fundador do escritor Machado Meyer, Sendacz e Opice Advogados. É formado em Direito pela USP e mestre pela Southern Methodist University School of Law, dos Estados Unidos.

Opice começou sua carreira profissional com um emprego de fiscal de rendas do Estado de São Paulo, na década de 1940, onde permaneceu até abrir o seu próprio escritório.

E a grande virada em sua carreira aconteceu em 1997, quando Opice foi um dos advogados contratados pelo governo para assessorar a venda da Vale.

Outro destaque da sua carreira, mais atual, foi a formatação jurídica da fusão da Ambev com a Interbrew, em 2004.

2. Jairo Saddi

Jairo Saddi é advogado especialista em Direito Bancário. Fez doutorado em Direito Econômico na USP e é PhD pela Universidade de Oxford (Reino Unido).

Saddi uma história bem curiosa no Direito Bancário: no começo da carreira, assumiu o processo de um ex-banqueiro falido. O contratado estava tão mal financeiramente que não tinha dinheiro nem para pagar o almoço durante a reunião.

Mas ele não só pagou a conta como também assumiu o processo de falência sem receber qualquer remuneração até a decisão da causa.

Por conta deste episódio, Saddi ficou conhecido no meio financeiro e começou a ser contratado para ajuizar processo de liquidação de diversos bancos, dentre os quais o Banco Santos.

Acabou se tornando amigo íntimo de banqueiros e um dos advogados mais bem sucedidos no Brasil, já tendo publicado 9 livros sobre Direito Bancário.

3. Arnoldo Wald

Arnoldo Wald é sócio-fundador do renomado Escritório Wald (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), fundado em 1954.

Graduou-se na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro e concluiu seu doutorado na mesma instituição.

Wald atuou nos últimos 60 anos como advogado em contencioso judicial e arbitral de alta complexidade e como parecerista em numerosos casos envolvendo direito societário, bancário, administrativo e constitucional.

É autor de vários livros nas áreas de Direito Civil, Comercial, Bancário, Administrativo, Arbitragem e também colaborador de diversas obras jurídicas coletivas, publicadas no Brasil e no exterior – o que certamente garante sua posição no meu top 4 de advogados bem sucedidos do nosso país. 😉

4. Sérgio Bermudes

O sócio-fundador do Escritório de Advocacia Sérgio Bermudes bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (UEG, atual UERJ), no ano de 1969, e também é Doutor em História do Processo Romano, Canônico e Lusitano pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Além de um grande nome na advocacia, Bermudes tem também uma forte carreira como docente, já tendo passado pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara, pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro e pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fundou sua empresa em 1969 e, com o tempo, sua carreira foi evoluindo.

Hoje em dia, o Escritório De Advocacia Sérgio Bermudes conta com um corpo jurídico-administrativo de trezentos integrantes, com escritórios em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, aos quais se incorpora uma rede de correspondentes no Brasil e no exterior.

Como se tornar um advogado bem sucedido

Os advogados bem sucedidos citados acima são só alguns exemplos. Há muitos outros profissionais no Brasil que estão realizados na carreira – e eu quero deixar muito claro que você pode ser um deles também, mesmo que não tenha nascido em berço de ouro. Comente aqui embaixo qual é o seu top 4.

Como escrevi no post Como ser um advogado de sucesso diante de tanta concorrência, há algumas habilidades e características que um profissional pode desenvolver para atingir esse patamar. Vou frisar novamente os pontos aqui:

Os advogados de sucesso trabalham todas as 6 habilidades acima. E você?

Se você ainda não tem todas elas, não se preocupe, pois nunca é tarde para o desenvolvimento. A chave para o sucesso é ter persistência e sempre buscar o aprendizado.

Falando nisso, para saber mais ainda sobre como alavancar o marketing do seu escritório, não deixe de baixar meu novo material: O Kit Definitivo para Alcançar o Sucesso na Advocacia, 100% gratuito!

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
O Professor Rodrigo Padilha é empreendedor com empresas no Brasil e nos EUA, com uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil e se dedica a ensinar advogados a conquistarem sucesso na carreira através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida através do Empreendedorismo Jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*