10 apps para advogados que se tornaram indispensáveis!

Postado em por Rodrigo Padilha.

Você já parou para pensar sobre qual é o melhor app para advogados – aquele que todo profissional da área deveria ter instalado no celular?

Eu gosto muito de aplicativos e estou sempre usando e testando novidades, portanto posso dizer com toda a certeza que não existe um melhor, mas, sim, vários apps que podem ser usados em conjunto para facilitar a vida de todo advogado.

A velocidade com que novos apps são lançados é muito alta, quase impossível de contar. E por isso pode ficar difícil escolher os melhores.

Por esse motivo, vou compartilhar aqui 10 apps para advogados trabalharem e produzirem melhor.

Afinal, a tecnologia é uma grande aliada e nos traz ferramentas incríveis, tanto para otimizar o escritório quanto para organizarmos nossa rotina.

1. DocuSign

O DocuSign é um aplicativo que torna possível ao advogado assinar digitalmente qualquer documento, não importa onde esteja. É só abrir um documento no formato PDF, assinar e enviar.

  • DocuSign para Android

  • DocuSign para iOS

2. Scanner Pro

O Scanner Pro é nada mais nada menos do que um scanner de mão!

É um app que escaneia documentos físicos com extrema precisão e possibilita que sejam enviados por email ou salvos na nuvem. Essencial para a produtividade e para trabalhos a distância.

3. Feedly

O Feedly é um dos melhores apps para advogados que buscam se manter informados no dia a dia.

Visto como um dos sucessores do descontinuado Google Reader, o Feedly é um app para centralizar blogs e portais de notícias, permitindo categorizá-los por temas.

4. DropBox

O DropBox é um app incrível para armazenamento de arquivos na nuvem, algo fundamental nos dias de hoje para qualquer profissional.

Além de armazenar, esse app dá a possibilidade de compartilhar links públicos com outras pessoas, sendo gratuito até 2GB de uso.

5. LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social de negócios do mundo!

Milhões de profissionais – incluindo milhares de advogados – estão conectados no LinkedIn, o que faz da rede um prato cheio para algo que um advogado de sucesso precisa ter de sobra: networking.

6. Camcard

O Camcard é outro app para advogados desenvolverem suas redes de contato.

O aplicativo fotografa o cartão de visita, captura os dados e organiza as informações de contato direto das pessoas que você conhece na agenda, como em um passe de mágica!

7. Trello

O Trello é um aplicativo de gestão de tarefas que quebra um grande galho de muitos profissionais, incluindo nós, advogados.

Com a ferramenta, você pode organizar uma série de tarefas, colocar etiquetas, prazos, anexos e compartilhar demandas com outras pessoas. Para adeptos do sistema Kanban para organização de tarefas, ele é indispensável – e, para quem ainda não é adepto, sugiro o teste!

8. Google Keep

O Google Keep é um aplicativo para guardar notas e ideias de qualquer lugar, muito simples e intuitivo. Por isso, ele é um dos meus apps para advogados preferidos (que, sinceramente, deveria ser utilizado por todo mundo!).

Nele, você pode escrever, gravar um áudio ou organizar listas no aplicativo, como se fossem post-its.

9. Evernote

O Evernote, como nome já entrega, é um aplicativo que também ajuda as pessoas a anotaram qualquer coisa em qualquer lugar.

É um dos mais famosos apps da categoria, e permite adicionar notas, imagens, áudio, capturas de tela e mais. Tudo isso de forma fácil e integrada com a versão desktop caso você precise acessar as notas em outro dispositivo.

10. Wunderlist

O Wunderlist é um app para advogados organizarem suas tarefas de forma perfeita, em listas, como o próprio nome sugere.

Assim você pode visualizar claramente o que precisa fazer e marcar o que já foi feito, além de compartilhar as tarefas com outras pessoas, caso o trabalho seja em equipe.

Extra: outros 4 apps para advogados que estão fazendo sucesso em 2019

Para dar ainda mais opções para você, separei mais alguns apps que podem ajudar (e muito!) no seu dia a dia.

Slack

O Slack é um serviço de trocas de mensagens instantâneas ideal para o ambiente corporativo dos escritórios de advocacia.

Também disponível para desktop, o app permite a criação de diferentes canais, possibilitando que cada equipe ou projeto dentro da empresa tenham um canal próprio para a troca de mensagens e compartilhamento de arquivos.

Com isso, o Slack ajuda a evitar possíveis distrações que ocorreriam se o time utilizasse outros aplicativos que não são voltados para o trabalho, como o WhatsApp, por exemplo.

Diligeiro

Este aplicativo é muito legal: ele serve para facilitar o contato entre escritórios de advocacia e  advogados correspondentes.

O app usa sua localização por meio do sinal de GPS do seu smartphone e mostra os correspondentes cadastrados que estão próximos a você. Para ajudar, os profissionais são ranqueados de acordo com as avaliações recebidas.

É só publicar a demanda e escolher um advogado para cumprir a diligência.

Google Drive

O serviço de armazenamento em nuvem da Google é um dos mais completos do mercado: além de oferecer um espaço generoso (são 15GB gratuitos), o Drive possui integração com todas as ferramentas Google, como Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e Fotos.

Seja do computador ou do celular, o app permite a criação, o armazenamento e o compartilhamento de qualquer tipo de mídia, possibilitando realizar praticamente todas as suas tarefas on-line e sem a necessidade de download, como editar documentos, ouvir áudios, assistir a vídeos, ler PDFs etc.

WhatsApp Business

Não tem escapatória: quase todo brasileiro utiliza o WhatsApp para se comunicar com quem quer que seja. Era questão de tempo até que esse fenômeno impactasse também a área da advocacia.

O WhatsApp Business é um versão profissional do app de conversa que todos nós conhecemos. Nele, é possível colocar suas informações de contato, horário de funcionamento do escritório, endereço, descrição do negócio etc.

O aplicativo também permite configurar respostas automáticas e, melhor ainda, a separação entre o número pessoal e comercial. É uma verdadeira mão na roda para quem deseja mais agilidade ou tem clientes que preferem se comunicar dessa maneira.

Essa é a minha lista de apps para advogados que considero indispensáveis nos dias de hoje!

Claro, existem uma série de outros aplicativos disponíveis por aí que podem ser extremamente úteis no cotidianos da profissão. Aliás, se tiver alguma outra dica, fale para mim nos comentários!

E, agora que você conhece os principais apps para advogados, não deixe de assistir ao mini-curso gratuito de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para você – que irá lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório (que você não aprendeu na faculdade), como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Continuamos o nosso papo por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.



Matrículas abertas!

Empreendedorismo
Jurídico