Apresentação do escritório de advocacia: 5 dicas de como fazer

Postado em por Rodrigo Padilha.

Já falei bastante aqui no blog sobre como o mercado da advocacia no Brasil é extremamente concorrido. Para se ter uma ideia, já somos mais de 1 milhão de profissionais em busca de espaço e reconhecimento. É muita gente!

Em um cenário assim, é inevitável a pergunta: afinal, como se destacar dos demais?

Certamente não é uma tarefa fácil. É preciso investir em formas de divulgação que levem o nome do seu escritório ao grande público. E uma das ferramentas mais importantes para isso é a apresentação do seu escritório de advocacia.

Conquiste clientes com uma boa apresentação do escritório de advocacia

A apresentação é a primeira impressão que o cliente vai ter do escritório. E como tal, ela deve agradar logo de cara. Muito além do serviço jurídico que é prestado, o que vai influenciar o cliente na hora da decisão é a apresentação do escritório e como ele mostra sua capacitação.

Em um mercado tão competitivo, é essencial fugir da mesmice e oferecer algo diferente, algo que chame a atenção do cliente. Para isso, é preciso criar uma apresentação que seja criativa e impactante, e que aposte nas inovações e nos diferenciais que o escritório pode apresentar ao mercado.

Com tudo isso em mente, confira agora, então, minhas 5 dicas para criar a apresentação do seu escritório de advocacia:

1. Conheça muito bem seu cliente

Para criar de uma apresentação certeira e eficaz, é fundamental entender o seu cliente: saber o que ele está buscando e quais são os problemas que ele enfrenta para oferecer soluções que vão ao encontro do que ele necessita e para adequar a oferta à demanda.

Para compreender melhor esse cenário, faça pesquisas de mercado, entreviste seus atuais clientes, frequente os grupos de discussão que seu público frequenta, leia os comentários deles sobre outros advogados (para identificar onde eles estão falhando e acertando) etc.

2. Transmita a reputação da marca

A apresentação é o momento de mostrar por que o seu escritório se difere da concorrência, o que o qualifica acima dos demais.

Pensando nisso, faça um compilado dos principais clientes e cases de sucesso que foram importantes para a história do escritório, já que esses materiais ajudam os clientes a entender melhor os processos e as soluções que você oferece, além de demonstrar e comprovar sua capacidade e sua expertise em determinados casos.

Sempre que possível, complemente a apresentação utilizando dados, estatísticas e pesquisas, além de demonstrar o que o futuro reserva.

Fuja das obviedades e evite gastar o tempo do cliente com coisas que ele já sabe e que todo mundo mostra. Faça uma abordagem que fale de integridade, reputação e gestão de riscos. Traga novidades!

3. Monte um roteiro

É fundamental que a apresentação seja organizada, coerente e, acima de tudo, de fácil compreensão. É necessário construir uma narrativa impactante, que traga todas as informações essenciais do escritório e que possam ser de interesse dos clientes.

Antes de criar a apresentação do seu escritório de advocacia, tire um tempo para montar um roteiro, organizando as informações que você deseja passar. Monte uma sequência lógica, colocando os conteúdos de maior relevância em primeiro lugar. Pense em dados, gráficos e imagens que possam ser utilizados para facilitar a compreensão do cliente e deixar a apresentação mais chamativa e interessante.

Evite dividir a apresentação em títulos muito tradicionais, como ‘Valores’ ou ‘Missão’, e busque demonstrar dados e casos que legitimem seu conhecimento e demonstrem os diferenciais e a qualidade dos serviços pelo escritório.

Além disso, apresente brevemente cada profissional da equipe – o currículo de cada um deve aparecer de maneira resumida, destacando o que há de mais importante e que possa chamar a atenção do cliente. Muitos escritórios cometem o erro de colocar currículos inteiros, o que torna a apresentação cansativa e repetitiva. Seja dinâmico!

4. Aposte no design

Como eu comentei, é importante fugir do que grande parte dos escritórios de advocacia fazem, que é focar suas apresentações em formatos mais clássicos, mostrando coisas como missão e visão, já que esse modelo se tornou tão batido que acaba tornando as apresentações todas muito parecidas, não trazendo nenhuma novidade para o cliente.

E para diferenciar ainda mais a apresentação do seu escritório, investir no design também é fundamental.

Pense: quantas vezes você escolheu um produto em detrimento de outro semelhante porque a identidade visual ou seu design eram mais interessantes? Uma apresentação chamativa e de bom gosto é parte essencial para conquistar a atenção e o interesse de um potencial cliente!

Sendo assim, não hesite em contratar um profissional da área para realizar esse trabalho, selecionando boas imagens e uma tipografia que represente e reforce os valores e a personalidade do escritório.

5. Seja criativo

Assim como o design da apresentação em si, a criação da logomarca do escritório de advocacia merece um cuidado especial.

Como comentei, uma identidade visual bem feita pode fazer toda a diferença na escolha do cliente, causando uma boa primeira impressão e tornando-o mais receptivo ao conteúdo que você apresentar. Afinal, quem nunca torceu o nariz para uma empresa que claramente não se dedicou e não caprichou no visual? Por isso, seja criativo e busque inovar.

E a criatividade não deve se restringir apenas ao aspecto visual, é claro. Um conteúdo de qualidade é fundamental: de nada adianta causar uma boa impressão logo de cara, mas não construir uma narrativa que sustente a apresentação do seu escritório de advocacia.

O cliente precisa ser impactado pela sua história e entender com clareza quais são os seus diferenciais em relação à concorrência e como você pode ajudá-lo a resolver os seus problemas. Para isso, evite o juridiquês! Seja criativo e fuja de modelos engessados e clichês. A dica aqui é utilizar um tom mais emocional, focado no que o escritório de fato resolve.

Agora que você já sabe como fazer a apresentação do seu escritório de advocacia, quero te convidar para continuar aprendendo mais sobre como ter sucesso nesse mercado, através da minha newsletter semanal “Terça Maverick”, que você pode receber se cadastrando abaixo:

Rodrigo Padilha

Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.