Carteira OAB de estagiário: para que serve e como tirar

0
4518
Carteira OAB de estagiário

Você que ainda está estudando, já tirou sua carteira OAB de estagiário? Sabe para que ela serve e o que você ganha ao se inscrever?

A competitividade no mercado de advocacia é bem alta tanto para os recém formados quanto para os futuros advogados que ainda estão na faculdade de Direito.

Mas se você se destacar e se esforçar bastante – e isso vale para qualquer profissão -, você vai conseguir ter sucesso na advocacia.

Uma forma de começar a se sobressair na nossa área é buscar boas oportunidades antes mesmo do fim da graduação. Os estágios contam muito no currículo do advogado recém-formado, mas também são ótimos para o estudante, pois é neste momento que sua experiência na advocacia começa.

Além do mais, certas vagas em escritórios exigem a carteira OAB de estagiários, e esse é um dos principais motivos para você buscar obtê-la o quanto antes.

Como funciona a carteira da OAB de estagiário

A carteira da OAB é um documento que permite que o estagiário possa exercer legalmente algumas atividades de advogado.

Ela pode ser solicitada por estudantes de Direito que já estão no 7º semestre da faculdade e tem uma série de vantagens.

Vantagens da carteira da OAB de estagiário

Na prática, o estagiário de Direito não precisa necessariamente da carteirinha da OAB. Mas, com ela em mãos, o estudante pode exercer algumas funções específicas, como:

  1. Retirar e devolver autos em cartório e assinar a carga respectiva (nos termos do art. 29, §1º, I do Regulamento Geral);
  2. Obter certidões de peças ou autos de processo findos ou em curso junto aos escrivães e chefes de secretarias (art. 29, §1º, II);
  3. Assinar petições de juntada de documentos a processos administrativos ou judiciais (art. 29, §1º. III).

É importante lembrar que essas tarefas sempre devem ser exercidas sob a supervisão e a responsabilidade de um advogado formado.

Ainda assim, são tarefas semelhantes àquelas executadas pelo advogado no dia a dia de um escritório, o que garante uma melhor oportunidade de adquirir vivência prática na área.

Outra vantagem é que, com a carteira OAB de estagiário, o estudante pode atuar como correspondente jurídico, adquirindo mais experiência profissional, ampliando sua rede de contatos e garantindo uma renda extra.

E as vantagens não param por aí!



Aulão Gratuito de Empreendedorismo Jurídico

Como Atrair Mais Clientes para o seu Escritório:



Com a carteirinha da OAB, você terá acesso ainda a uma série de convênios e descontos em livrarias para obras de Direito. Bom demais para quem quer estar sempre atualizado e adora o cheiro de um livro novo! 😉

Como tirar a carteira da OAB de estagiário

Fazer a inscrição e tirar a carteira OAB de estagiário é bastante simples.

Antes de mais nada, o estudante de Direito deve entrar no site da OAB do seu Estado, observar os documentos solicitados e preencher o formulário de inscrição.

Além disso, de acordo com a legislação, para fazer sua inscrição o estudante de Direito deve:

  • Ter capacidade civil.
  • Apresentar o título de eleitor e quitação do serviço militar (para homens);
  • Não estar exercendo qualquer atividade incompatível com a advocacia;
  • Ter idoneidade moral;
  • Prestar compromisso perante o Conselho.

Fácil, não?

Convenceu-se da importância de tirar a carteirinha da OAB mesmo antes de formado?

É muito importante que você, futuro advogado, já comece a se preparar para o mercado de trabalho.

E quando isso chegar, não esqueça de escolher o seu nicho! Se tiver dúvidas quanto a isso, assista ao meu Webinar gratuito: Os 10 novos ramos do Direito e descubra como inovar na advocacia.

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
O Professor Rodrigo Padilha é empreendedor com empresas no Brasil e nos EUA, com uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil e se dedica a ensinar advogados a conquistarem sucesso na carreira através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida através do Empreendedorismo Jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*