As várias oportunidades de carreira que a advocacia oferece tornam essa carreira uma das mais buscadas e movimentadas do mercado brasileiro. Mas você sabe como ser contratado por um escritório de advocacia?

Antes disso, vale lembrar que há muitas formas de trabalhar no ramo do Direito, desde os clássicos concursos públicos até a possibilidade de ser um advogado autônomo home office.

Portanto, o primeiro passo é definir como você quer trabalhar.

Muitos advogados, recém formados ou já mais experientes, preferem ser contratados por um escritório de advocacia em vez de abrirem seus próprios negócios.

E, para ter sucesso nessa empreitada, é importante levar em consideração que a contratação vai além da entrevista de emprego, começando ainda na preparação.

Antes da entrevista: o que fazer para se preparar

Mesmo nos dias de hoje, muitas vezes o primeiro contato entre o escritório e você é por meio do seu currículo de advogado.

Ou seja, gostando ou não de fazer um, é preciso elaborá-lo com um cuidado especial, pois este documento pode determinar os próximos passos do processo seletivo – como ser contratado por um escritório de advocacia de fato.

Junto com o currículo, hoje em dia muitos recrutadores pesquisam sobre os candidatos no LinkedIn. Por isso, manter seu perfil na rede atualizado e com informações relevantes sobre sua carreira é também um diferencial.

Outro ponto fundamental antes da entrevista é pesquisar sobre o escritório, para levar informações sobre o que você pode fazer e o que vai agregar à empresa.

Mas não basta só escrever um bom currículo e se preparar para causar uma ótima impressão: é preciso que tudo isso seja verdade!

Muitos escritórios checam referências dos candidatos, então é interessante buscar contatos em comum e pedir aquela “recomendação amiga”. Afinal, apesar de uma referência não ser tudo, pode contar muitos pontos e pesar na decisão.

Durante a entrevista: o que fazer para ser contratado por um escritório de advocacia

O famoso ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” se encaixa muito bem no dia de sua entrevista de emprego.

Não basta dominar todas as técnicas de como ser contratado por um escritório de advocacia que falei até aqui se, no momento da entrevista, você chegar atrasado, não se expressar bem ou ter atitudes inadequadas.

O currículo e as recomendações são a porta de entrada, mas o que vai fazer você ser contratado por um escritório de advocacia é a entrevista.

Portanto, siga algumas dicas fundamentais:

  • Seja mais do que pontual e chegue um pouco antes;
  • Vista-se de acordo com o cargo;
  • Desligue o celular (mesmo vibrações já podem causar uma má impressão);
  • Não fale mal de empregos anteriores;
  • Fale o português correto e evite gírias;
  • Conte suas experiências anteriores e, se ainda não tiver histórico profissional, conte sobre estágios, trabalhos voluntários, estudos e outros episódios que marcaram sua vida;

Empreendedorismo Jurídico: um canal possível, sim!

Em um primeiro momento, a busca por um emprego formal e o desejo de ser contratado por um escritório de advocacia pode parecer a única alternativa.

Contudo, o que eu tenho falado muito nos últimos anos (e que também tenho visto na prática) é o sucesso do Empreendedorismo Jurídico para os advogados.

No caso específico de profissionais que passaram há menos de dois anos na OAB, o mindset de empreendedor deve ser bem objetivo, focando em um plano de ação inicial que irá permitir que o novo advogado conquiste uma carteira de clientes e saiba gerir seu escritório.

Se o seu sonho é ter um negócio próprio, o meu curso EJ 60/30 pode te ajudar nessa conquista. Passando pelos conceitos fundamentais de Mindset, Produtividade, Finanças, Estratégia, Marketing e Vendas, o curso é composto por 40 tópicos de 30 minutos cada, totalizando 20 horas de aula, que vão lhe mostrar em 8 semanas como você deve estruturar as bases do seu escritório para conseguir ingressar de verdade no mercado.

Então minha dica final é: se você quer ser contrato por um escritório já existente, siga as recomendações acima; mas, se você só está o fazendo por receio de enfrentar o mercado, saiba que isso pode ser feito com muito sucesso seguindo o mindset do Empreendedorismo Jurídico.

 

E então? Já sabe como ser contratado por um escritório de advocacia? Ou prefere seguir carreira própria e investir no seu próprio business? Compartilhe comigo nos comentários!

E, para saber mais ainda sobre como alavancar o marketing do seu escritório, não deixe de baixar meu novo material: O Kit Definitivo para Alcançar o Sucesso na Advocacia, 100% gratuito!

Comentários

comentários

O Professor Rodrigo Padilha é empreendedor com empresas no Brasil e nos EUA, com uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil e se dedica a ensinar advogados a conquistarem sucesso na carreira através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida através do Empreendedorismo Jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*