Como ser um advogado de sucesso diante de tanta concorrência?

Postado em por Rodrigo Padilha.

Por que alguns advogados alcançam o sucesso e outros não?

Essa é uma pergunta frequente e que eu já comentei em alguns vídeos, mas queria trazer aqui para o blog também, até para trazer a minha visão sobre como ser um advogado de sucesso.

Antes de mais nada, queria dizer que não é minha intenção classificar os advogados entre A e B. Somos uma classe gigantesca e acho que ela não pode ser tão dividida assim.

Mesmo assim, é possível sim identificar alguns padrões de comportamento que os advogados de sucesso possuem.

Jim Collins escreveu o livro Good to Great (Empresas feitas para vencer, no Brasil), que é considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos.

Na obra, o autor falar sobre alguns padrões de comportamento que ele constatou em empresas vencedoras e em empresas que não chegam lá. Muito dos ensinamentos podem ser usados também na advocacia.

E é sobre isso que vou falar a seguir. Se você quer saber como ser um advogado de sucesso, continue lendo!

As 6 características de um advogado de sucesso

Chegamos à pergunta de um milhão de dólares: Como ser um advogado de sucesso?

Para um advogado alcançar sucesso na advocacia, algumas características necessárias são as seguintes:

Os advogados de sucesso têm todas as 6 atitudes acima!

Já os advogados que não têm sucesso simplesmente imprimem cartões e ficam sentados, congelados, esperando os clientes chegarem… Não fazem nada para que o seus sonhos se realizem.

Não confunda sucesso com dinheiro

A primeira coisa que você deve fazer agora é desassociar a ideia de que dinheiro e sucesso são sinônimos. Não são. Podem até caminhar juntas, mas não significam a mesma coisa.

Se para você se perguntar “como ser um advogado de sucesso” significa “como ficar rico advogando”, é melhor rever os seus conceitos.

Há pessoas que têm sucesso e dinheiro? Sim. Mas há também pessoas que têm dinheiro, mas não atingiram o sucesso (e vice-versa).

A grande sacada aqui é entender qual é o seu propósito. Todos nós temos um propósito na vida, e no momento que você atinge esse propósito, você se realiza e alcança o sucesso.

Agora, se você vai ter dinheiro ou não, são outros “quinhentos”.

Seja Maverick

Às vezes eu me pergunto “por que algumas pessoas se destacam e outras não?”

E eu descobri que existe um ponto que separa as pessoas de sucesso das que não têm sucesso.

Basicamente, as pessoas de sucesso são “mavericks”. Não estou falando do carro, e sim do conceito.

Segundo o dicionário, mavericks são pessoas que não seguem padrões normais de comportamento, que não pensam de acordo com a sociedade. São pessoas independentes, que pensam de acordo com suas próprias cabeças.

Se você parar pra pensar na história, verá figuras como Darwin, Einstein, Newton, Santos Dummont, Steve Jobs, Elon Musk e Jeff Bezos, por exemplo, que são pessoas que pensam diferente, que têm uma outra visão de mundo.

Os mavericks fazem parte de 3% da sociedade mundial. E se você for um maverick no Direito, você atingirá o sucesso. Por isso, essa é a principal dica que eu posso dar para quem quer saber como ser um advogado de sucesso: pense diferente, seja um maverick!

Empreendedores jurídicos são mavericks. Não pensar em Direito como um fim e sim como um meio para rodar o seu negócio vai te tornar um maverick e vai te ajudar a atingir seu propósito.

E aí, quem quer ser um advogado de sucesso?

Para iniciar (ou acelerar) sua jornada em busca disso, não deixe de assistir à MasterClass gratuita de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para você – que irá lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório (que você não aprendeu na faculdade), como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Nos vemos por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.