Curso para advogados iniciantes: não espere e alavanque já sua carreira

Postado em por Rodrigo Padilha.

Você deve estar se perguntando qual o sentido de um curso para advogados iniciantes se a faculdade de Direito recém acabou e o conhecimento adquirido ainda está fresco, certo?

Pois bem, você sabe o que todos os advogados bem sucedidos têm em comum?

Eles estudam muito, nunca param. E é por isso que estou escrevendo este artigo: para mostrar um pouco da importância do desenvolvimento profissional.

Cursos são importantíssimos para advogados em começo de carreira pois, como você bem deve saber, todo recém-formado passa por uma grande batalha para se consolidar no mercado.

E a melhor forma de se consolidar é sendo melhor do que os seus concorrentes – daí a relevância de um curso para advogados iniciantes.

Na área do Direito, o ambiente está repleto de desafios; afinal, cada caso é um caso.

Mas existe ao menos um padrão: bons advogados são muito inteligente, tecnicamente e emocionalmente. Além do mais, muitas das nossas leis estão em mudança constante, então não basta estudar a legislação e se sentir pronto: a atualização é obrigatória.

Com base nisso, montei minhas dicas para você escolher quais cursos irá realizar, caso seja um advogado em início de carreira! Confira:

Como escolher um curso para advogados iniciantes

Ok, agora você entendeu que um curso é importante. Mas como escolher um?

Bom, tudo vai depender da escolha que você fez para sua carreira.

Alguns cursos são mais técnicos e abrangem áreas da advocacia específicas, como cursos de Direito Tributário, Direito Penal, Direito Ambiental etc.

Também há cursos de desenvolvimento, como inteligência emocional, oratória, raciocínio crítico e mais, que todo advogado iniciante precisa aprender para já sair na frente. Eu listei alguns deles no artigo 9 Cursos para advogados se destacarem no mercado de trabalho.

Esses temas são importantes também porque não basta ser um advogado bom tecnicamente; é preciso ser mentalmente forte para vencer seus desafios na profissão, e cursos nesse sentido lhe ajudam a cortar caminhos na hora de melhorar sua inteligência emocional (a outra opção é você deixar a vida ir te ensinando, com base em muito sofrimento…).

Mas o principal ponto que eu destacaria e que deve ser levado em conta ao escolher um curso para se dedicar, sendo um advogado iniciante, é que este curso te ajude a conquistar clientes na advocacia.

Afinal, essa é a maior dificuldade de qualquer advogado em início de carreira e, bem ou mal, se você não tiver clientes sequer vai poder aplicar seus conhecimentos.

Daí minha sugestão que você estude muito sobre marketing jurídico.

Ao dominar algumas técnicas e executar estratégias corretamente, você se capacita para mostrar ao mundo quais são as suas especialidades e quais problemas você resolve, o que trará para seu negócio não só mais clientes, mas os clientes certos.

Curso de empreendedorismo jurídico: uma opção para você se diferenciar

Aqui vai uma dica final importantíssima!

Se você pensa em montar um escritório de advocacia próprio, é preciso que você saiba empreender. Por isso, o melhor curso para advogados iniciantes é um que fale sobre empreendedorismo jurídico (que, apesar de abranger o marketing jurídico, vai muito além dele).

Afinal, ao se tornar um advogado empreendedor, você tem a oportunidade de seguir o próprio sonho, se especializando e trabalhando no nicho que você gosta e fazendo com que a advocacia não seja um fim, mas, sim, um meio para o seu negócio acontecer!

Para finalizar, gosto sempre de repetir que o empreendedorismo mudou a minha vida, como falei já no vídeo abaixo…

… e, se ele mudou a minha, pode mudar a sua vida também!

PS: aproveitando o assunto, não deixe de assistir ao mini-curso gratuito de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para os advogados iniciantes e experientes, com mais de uma hora de conteúdos que vão lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório “ignorados” pela faculdade, como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Continuamos o nosso papo por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.