9 Ótimos Cursos para Advogados – Gratuitos e Online

0
7233
Advogada assistindo cursos online para advogados

Bons cursos para advogados não precisam necessariamente custar valores estratosféricos. E, na verdade, hoje em dia sequer precisam ser presenciais.

O que mais tenho visto por aí são advogados que se autossabotam dizendo que só poderiam aprofundar seus conhecimentos investindo muito tempo e dinheiro, mas é preciso vencer este pensamento!

Antes de mais nada: você já deve ter ouvido falar que o mercado de Direito está saturado e que há muitos advogados disputando o mesmo território.

Mas isso é só meia verdade…

Como já falei no webinar “Os 10 Novos Ramos do Direito”, o problema não é a saturação e sim o posicionamento dos profissionais (se todos os advogados atuam da mesma forma, de fato todos terão muita concorrência).

Na verdade, a advocacia é como coração de mãe: há lugar para todos. Basta ter seu diferencial.

E o que faz parte deste diferencial é justamente o aperfeiçoamento constante.

Os conhecimentos necessários para a sua vida profissional não se limitam ao que você aprendeu na faculdade, e um bom currículo é essencial, mas não é tudo. No fundo, o que importa é o seu mindset, e não uma folha de papel.

Portanto, após a faculdade, o profissional de Direito que quer se destacar precisa continuar se atualizando e fazer vários cursos para advogados – e cursos outros temas também, como gestão e empreendedorismo.

E, para vencer o argumento de “aprender custa caro”, separei abaixo os melhores cursos gratuitos e online que podem ajudar sua carreira de advogado.

Nem todos são da área jurídica, mas ainda assim são essenciais para ajudar a desenvolver suas habilidades profissionais, como você verá na lista abaixo:

1. Guerra cibernética, vigilância e segurança

Este curso da University of Adelaide oferece uma visão geral sobre os aspectos jurídicos ligados à proteção de informações na internet.

O Direito da Tecnologia da Informação é uma das áreas da advocacia com mais oportunidades no mercado hoje em dia.

Para você que está começando sua carreira neste ramo, este sem dúvida é um dos cursos para advogados que mais vão gerar valor para sua vida profissional.

O curso fala sobre o grau de alcance das tecnologias de vigilância online, como funcionaria uma guerra cibernética, de quais forma as leis podem ajudar a proteger a privacidade de pessoas e empresas num mundo pós-Snowden e outras questões relacionadas à área.

2. Fundamentos da teoria social moderna

Este é mais um curso para advogados que vai além dos ensinamentos do Direito em si.

O objetivo dessas aulas, ministradas por Iván Szelény, da Yale University, é apresentar ao aluno autores essenciais da sociologia, como Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Durkeim, Freud, Nietzsche e Weber.

O curso está disponível no site da Universidade e também no YouTube (neste último, legendado em inglês, que podem ser traduzidas automaticamente para português).

3. Fundamentos morais da política

Outro curso da Universidade Yale que está disponível gratuitamente tanto no site da instituição como no YouTube (que, lembrando, pode ter as legendas traduzidas automaticamente para o português).

Nestas aulas, o professor Ian Shapiro mostra o caminho histórico dos regimes políticos até a consolidação da democracia. Figuras como Karl Marx, John Locke e Edmund Burke são estudadas no curso.

4. Economia digital: aspectos regulatórios

O curso de Economia Digital oferecido pela Pontifícia Universidade Javeriana, sediada na Colômbia, traz uma introdução a diversas ferramentas jurídicas que regulam a indústria da tecnologia.

É um bom curso para advogados fazerem junto com o citado anteriormente.

As aulas estimulam reflexões sobre alguns conceitos importantes da área, como: sociedade da informação, economia digital, TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e aspectos regulatórios ( direitos de propriedade intelectual, direitos de autor, proteção ao consumidor, normas para o uso de Big Data etc.).

Sem dúvidas é um prato cheio para quem quer atuar no ramo da tecnologia da informação!

5. Direito contratual: da confiança à promessa e ao contrato

Um importantíssimo curso para advogados da área contratual, este aqui é ministrado por um professor de Harvard.

As aulas mostram como um contrato é firmado, o que faz com que o documento tenha poder de ser cumprido, o que acontece quando é quebrado e outros pontos fundamentais sobre Direito contratual.

6. Uma introdução ao Direito americano

O Direito americano é repleto de peculiaridades em relação aos sistemas de outros países.

Para quem pretende advogar aqui nos Estados Unidos e quer entender melhor como funcionam as leis americanas, este é um curso muito bem referenciado.

Desenvolvido pela Universidade da Pennsylvania, as aulas abordam seis diferentes áreas do Direito norte-americano: direito penal, contratual, constitucional, de propriedade, criminal e civil.

7. Introdução às políticas e leis ambientais

O Direito Ambiental é outro ramo da advocacia que está cheio de oportunidades, sobretudo neste atual contexto de mudanças climáticas e exaustão dos recursos naturais.

Este curso, oferecido pela Universidade da Carolina do Norte, mostra uma visão ampla sobre o tema e aborda assuntos como recursos hídricos, análises de impacto ambiental, espécies ameaçadas e mais.

É um excelente curso para advogados que buscam especialização na área ambiental.

8. Justiça

Neste curso da Harvard, o professor Michael J. Sandel apresenta, analisa e discute algumas aplicações da justiça em casos como casamento pessoas do mesmo sexo, direitos humanos e o papel dos mercados na sociedade.

Curso imperdível para qualquer advogado!

9. Raciocínio crítico para principiantes

Racionar de forma crítica é uma habilidade fundamental para bons advogados, então é importante que você domine esta habilidade.

Neste curso, a professora Marianne Talbot, da Universidade de Oxford, ensina os alunos como raciocinar de forma clara para convencer os outros de seu ponto de vista.

É um daqueles cursos para advogados desenvolverem técnicas que vão além do Direito, mas que farão muita diferença em suas carreiras na advocacia.

O interessante é que as aulas estão divididas em 7 podcasts, o que facilita que você ouça o curso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Bônus – Aulão de Empreendedorismo Jurídico

Como você já deve saber, eu sou fundador do Empreendedorismo Jurídico no Brasil, e atualmente ofereço duas versões completas do curso – uma para advogados em início de carreira e outra para advogados que passaram na OAB há mais de dois anos.

E, todo mês, eu ministro um Aulão gratuito sobre o tema, trazendo conceitos de marketing, vendas, gestão, estratégia e business em geral aplicados ao mercado jurídico.

Para você acessar o Aulão deste mês, basta se inscrever na página abaixo:

E então? Qual destes cursos você vai fazer primeiro? Se você já fez algum curso que gostou bastante e que não está aqui, recomende nos comentários! Vamos juntos aprofundar nossos conhecimentos e nos tornar – cada dia mais – verdadeiros empreendedores jurídicos. 😉

E, para saber mais ainda sobre como alavancar o marketing do seu escritório, não deixe de baixar meu novo material: O Kit Definitivo para Alcançar o Sucesso na Advocacia, 100% gratuito!

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
O Professor Rodrigo Padilha é empreendedor com empresas no Brasil e nos EUA, com uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil e se dedica a ensinar advogados a conquistarem sucesso na carreira através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida através do Empreendedorismo Jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*