11 Ótimos Cursos para Advogados – Gratuitos e Online

Postado em por Rodrigo Padilha.

Bons cursos para advogados não precisam necessariamente custar valores estratosféricos. E, na verdade, hoje em dia sequer precisam ser presenciais.

O que mais tenho visto por aí são advogados que se auto-sabotam dizendo que só poderiam aprofundar seus conhecimentos investindo muito tempo e dinheiro, mas é preciso vencer este pensamento!

Antes de mais nada: você já deve ter ouvido falar que o mercado de Direito está saturado e que há muitos advogados disputando o mesmo território. Mas isso é só meia verdade.

É que o problema não é a saturação, e sim, o posicionamento dos profissionais: se todos os advogados atuam da mesma forma, de fato todos terão muita concorrência.

Na verdade, a advocacia é como coração de mãe: há lugar para todos. Basta ter seu diferencial!

E o que faz parte desse diferencial é justamente o aperfeiçoamento constante.

Os conhecimentos necessários para a sua vida profissional não se limitam ao que você aprendeu na faculdade, e um bom currículo de advogado é essencial, mas não é tudo. No fundo, o que importa é o seu mindset, e não uma folha de papel.

Portanto, após a faculdade, o profissional de Direito que quer se destacar precisa continuar se atualizando e fazer vários cursos para advogados – e cursos de outros temas também, como gestão e empreendedorismo.

E, para vencer o argumento de que “aprender custa caro”, separei abaixo os melhores cursos gratuitos e online que podem ajudar sua carreira de advogado.

Nem todos são da área jurídica, mas ainda assim são essenciais para ajudar a desenvolver suas habilidades profissionais, como você verá na lista abaixo:

Cursos gratuitos (e online) para advogados

1. Fundamentos da teoria social moderna

Este é um curso para advogados que vai além dos ensinamentos do Direito em si.

O objetivo dessas aulas, ministradas por Iván Szelényi, da Universidade de Yale, é apresentar ao aluno autores essenciais da sociologia, como Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Durkheim, Freud, Nietzsche e Weber.

O curso está disponível no site da Universidade e também no YouTube (neste último, com legendas em inglês, que podem ser traduzidas automaticamente para português).

Idioma: inglês (com tradução automática de legendas para português)

Link no site da Yale: http://oyc.yale.edu/sociology/socy-151

Link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=hd33BahdAjs

2. Fundamentos morais da política

Outro curso da Universidade de Yale que está disponível gratuitamente tanto no site da instituição como no YouTube (lembrando que as legendas podem ter traduzidas automaticamente para o português).

Nestas aulas, o professor Ian Shapiro mostra o caminho histórico dos regimes políticos até a consolidação da democracia. Figuras como Karl Marx, John Locke e Edmund Burke são estudadas no curso.

Idioma: inglês (com tradução automática de legendas para português)

Link no site da Yale: https://oyc.yale.edu/political-science/plsc-118/lecture-9

Link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=s6MOA_Y3MKE

3. Economia digital: aspectos regulatórios

O curso de Economia Digital oferecido pela Pontifícia Universidade Javeriana, sediada na Colômbia, traz uma introdução a diversas ferramentas jurídicas que regulam a indústria da tecnologia.

É um bom curso para advogados fazerem junto com o citado anteriormente.

As aulas estimulam reflexões sobre alguns conceitos importantes da área, como: sociedade da informação, economia digital, TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e aspectos regulatórios (direitos de propriedade intelectual, direitos de autor, proteção ao consumidor, normas para o uso de Big Data etc.).

Sem dúvidas é um prato cheio para quem quer atuar no ramo da tecnologia da informação!

Idioma: espanhol

Link: https://www.edx.org/course/economia-digital-aspectos-regulatorios-javerianax-ecodig-1602x-06-0

4. Direito contratual: da confiança à promessa e ao contrato

Um importantíssimo curso para advogados da área contratual, este aqui é ministrado por um professor de Harvard.

As aulas mostram como um contrato é firmado, o que faz com que o documento tenha poder de ser cumprido, o que acontece quando é quebrado e outros pontos fundamentais sobre Direito contratual.

Idioma: inglês

Link: https://www.edx.org/course/contractsx-2017-harvardx-hls2x#

5. Uma introdução ao Direito norte-americano

O Direito norte-americano é repleto de peculiaridades em relação aos sistemas de outros países.

Para quem pretende advogar nos Estados Unidos e quer entender melhor como funcionam as leis norte-americanas, este é um curso muito bem referenciado.

Desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, as aulas abordam 6 diferentes áreas do Direito norte-americano: direito penal, contratual, constitucional, de propriedade, criminal e civil.

Idioma: inglês

Link: https://www.coursera.org/learn/american-law

6. Introdução às políticas e leis ambientais

O Direito Ambiental é outro ramo da advocacia que está cheio de oportunidades, sobretudo neste atual contexto de mudanças climáticas e exaustão dos recursos naturais.

Este curso, oferecido pela Universidade da Carolina do Norte, mostra uma visão ampla sobre o tema e aborda assuntos como recursos hídricos, análises de impacto ambiental, espécies ameaçadas e mais.

É um excelente curso para advogados que buscam especialização na área ambiental.

Idioma: inglês

Link: https://www.coursera.org/learn/environmental-law

7. Justiça

Neste curso de Harvard, o professor Michael J. Sandel apresenta, analisa e discute algumas aplicações da justiça em casos como casamento de pessoas do mesmo sexo, direitos humanos e o papel dos mercados na sociedade.

Curso imperdível para qualquer advogado!

Idioma: português, inglês, alemão, espanhol e mandarim

Link: https://www.edx.org/course/justice-harvardx-er22-1x-2#.VRFsCfzF8ud

Cursos para advogados iniciantes

Se você está dando os primeiros passos na carreira de advogado, há também outros cursos que podem ser interessantes para você. Por exemplo, independentemente da área em que decidir atuar, cursos gerais, como de português, são importantíssimos, já que é essencial saber escrever de maneira correta para atuar nessa profissão.

Uma ótima dica é procurar na plataforma Udemy de cursos online, pois o serviço oferece várias alternativas de cursos, em especial para iniciantes. Embora muitos não sejam gratuitos, possuem um bom custo-benefício, e são uma boa opção para quem não pode investir em cursos de valores mais altos.

8. Guerra cibernética, vigilância e segurança

Este curso da Universidade de Adelaide oferece uma visão geral sobre os aspectos jurídicos ligados à proteção de informações na internet.

O Direito da Tecnologia da Informação é uma das áreas da advocacia com mais oportunidades no mercado hoje em dia.

Para você que está começando sua carreira neste ramo, este sem dúvida é um dos cursos para advogados que mais vão gerar valor para sua vida profissional.

O curso fala sobre o grau de alcance das tecnologias de vigilância online, como funcionaria uma guerra cibernética, de quais formas as leis podem ajudar a proteger a privacidade de pessoas e empresas num mundo pós-Snowden, e outras questões relacionadas à área.

Idioma: inglês

Link: https://www.edx.org/course/cyberwar-surveillance-security-adelaidex-cyber101x-0

9. Raciocínio crítico para principiantes

Racionar de forma crítica é uma habilidade fundamental para bons advogados, então é importante que você domine esta habilidade.

Neste curso, a professora Marianne Talbot, da Universidade de Oxford, ensina os alunos a como raciocinar de forma clara para convencer os outros de seu ponto de vista.

É um daqueles cursos para advogados desenvolverem técnicas que vão além do Direito, mas que farão muita diferença em suas carreiras na advocacia.

O interessante é que as aulas estão divididas em 7 podcasts, o que facilita que você ouça o curso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Idioma: inglês

Link: http://podcasts.ox.ac.uk/series/critical-reasoning-beginners

10. Audiência trabalhista

Muita gente que olha de fora acredita que Direito material do Trabalho é uma área “fácil”, mas ela é bem diferente das outras, e possui peculiaridades que precisam ser levadas em consideração antes que você opte por esse ramo da lei.

Até porque, mesmo que você conheça bastante sobre essa vertente do Direito, a prática processual é bem diferente.

E como costuma-se dizer que é na audiência que se ganha ou se perde um processo, estudar o Direito material do Trabalho na prática pode ser um diferencial se você quer seguir carreira na área.

Esse curso ensina desde a se preparar para a audiência até o encerramento da instrução e última tentativa de conciliação.

Idioma: português

Link: https://profile.hotmart.com/master-em-audiencia-trabalhista-na-pratica?ref=K12146179X

11. Português Jurídico

Os profissionais da área de Direito precisam lidar de forma muito cuidadosa com as palavras na hora de se expressarem, seja de forma escrita ou oral.

Sendo assim, é obrigatório que saibamos escrever de maneira correta, tendo especial atenção com concordâncias, ortografia, plural, sinônimos, uso do pronome reflexivo etc.

É por isso mesmo que é tão importante estudar sempre a sua língua. Afinal, mesmo que você tenha facilidade com as regras, elas estão sempre evoluindo, então, esteja sempre atualizado.

Mas, mais do que isso, é preciso também conhecer como a língua portuguesa é utilizada no contexto jurídico, sejam os aspectos gramaticais, estrutura, expressões e vocabulário, linguagem jurídica, padronizações de texto jurídico etc.

E esse curso é ideal para isso. A carga horária inicial, de 4 horas, é gratuita, mas há também opções com módulos complementares que chegam a 360 horas.

Idioma: português

Link: https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/portugues-juridico-gratuito#tabs-tabset

Bônus: Empreendedorismo Jurídico

Durante o curso de Direito, muitos estudantes sonham em abrir seu próprio escritório, buscando conciliar a criação de uma rotina de trabalho própria, uma boa remuneração e a construção da carreira ideal.

Mas esses sonhos várias vezes caem por terra quando os bacharéis recém-formados enfrentam a realidade: sem entender o mercado, a maioria acaba optando por advogar para outras empresas ou escritórios, aderir ao funcionalismo público ou mesmo escolher um trabalho que não esteja relacionado ao Direito. Assim, passam a carreira toda frustrados e infelizes no trabalho.

Para ajudar você a compreender e superar os obstáculos desse mercado, lancei o curso Empreendedorismo Jurídico. Nele, você aprenderá a administrar seu próprio negócio, atrair clientes e aumentar seus honorários.

O curso é um treinamento completo com mais de 100 aulas, sendo 12 delas ao vivo, que abrangem temas como finanças, gestão estratégica, produtividade e vendas.

Idioma: português

Link: https://empreendedorismo.rodrigopadilha.com.br/advocacia-curso-completo

E, aproveitando o assunto, não deixe de assistir à MasterClass gratuita de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para você – que irá lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório (que você não aprendeu na faculdade), como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Nos vemos por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.