7 filmes para advogados: aprendendo com pipoca!

Postado em por Rodrigo Padilha.

Quem não gosta de um bom filme – ainda mais sobre a sua área de atuação?

Você já deve saber que há muitos filmes para advogados englobando as mais diversas áreas da advocacia.

Existem filmes sobre direito constitucional, pena de morte, sistema carcerário, filmes baseados em histórias reais muito emocionantes… A lista é longa, e nós sempre podemos tirar ótimas lições dessas obras, seja pessoal ou profissionalmente.

Pensando nisso, fiz uma seleção com ótimos filmes para advogados que você precisa assistir. Espero que essa lista seja útil para você aprender, refletir ou apenas relaxar um pouco da correria do dia a dia.

Lembrando que, aqui no blog, já falei também sobre 5 séries imperdíveis para advogados que estão disponíveis na Netflix. 😉

Mas como o papo hoje é cinema, segue a minha lista com 7 filmes para advogados imperdíveis:

1. O vento será tua herança

O filme é baseado em um caso real, conhecido como o “Julgamento do Macaco”.

É a história do professor Scopes, que foi processado criminalmente por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin em uma escola pública do Tennessee, em 1925.

O julgamento durou 11 dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio. A curiosidade (e o absurdo) é que a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas.

2. A qualquer preço

Neste filme, John Travolta interpreta o advogado jan schlichtmann, um profissional que, junto com seus sócios, não procura vencer causas, mas, sim, entrar em lucrativos acordos financeiros.

De repente tudo muda, quando ele aceita representar as famílias de algumas crianças que morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece uma cidade do Massachusetts. O caso faz com que a firma passe por sérias dificuldades financeiras.

3. Um sonho de liberdade

E se você fosse condenado por um crime que nunca cometeu?

Essa é a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), que em 1946 passou de um jovem e bem sucedido banqueiro a um presidiário. Andy foi acusado do homicídio de sua esposa e o amante e pegou pena perpétua, mesmo sendo inocente.

Não é um filme que trata diretamente da área do Direito, mas mostra a injustiça que uma pessoa pode sofrer. Um clássico do cinema que conta também com Morgan Freeman no elenco!

4. 12 homens e uma sentença

Esse clássico, filmado originalmente em 1957 e refilmado em 1997, conta a história de um porto-riquenho acusado de ter matado o próprio pai.

Seu destino fica na mão de 12 jurados, e onze deles têm plena certeza de que ele é culpado, porém um dos jurados pensa o contrário e insiste em aprofundar a investigação.

5. Carandiru

Um dos filmes brasileiros de maior sucesso, Carandiru conta a real história de um dos maiores presídios da América Latina, desde as suas histórias até o episódio que ficou conhecido como o massacre do Carandiru, em 1992.

[ecp code=”Aulao”]

O filme é uma adaptação do livro de Drauzio Varella, que trabalhou como médico do presídio. É importante para mostrar um pouco da realidade dos presídios brasileiros, principalmente para quem atua no Direito Penal.

6. A Firma

Este é um clássico dos filmes para advogados!

Protagonizado por Tom Cruise, A Firma conta a história de um escritório de advocacia de Memphis envolvido em lavagem de dinheiro da máfia. O jovem advogado, seduzido por alto salário e diversas vantagens, começa a trabalhar na firma sem saber disso.

Para piorar, ele descobre depois que todos os advogados que saíram (ou tentaram sair) da firma morreram de causas misteriosas.

7. Em nome do pai

Baseado em fatos reais, o filme mostra a história de Gerry Conlon (interpretado por Daniel Day-Lewis), um irlandês acusado injustamente de ter cometido um atentado e matado cinco pessoas em um pub inglês.

O jovem pega prisão perpétua, e seu pai, ao tentar ajudá-lo, mas… O resto você pode conferir no filme!

E, aproveitando os assuntos vídeos e advocacia, não deixe de assistir ao mini-curso gratuito de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para você – que irá lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório (que você não aprendeu na faculdade), como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Continuamos o nosso papo por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Empreendedorismo Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.