Instagram para advogados: como utilizar a ferramenta a seu favor?

Postado em por Rodrigo Padilha.

Não é mais novidade que um advogado deve investir em marketing jurídico se quiser se destacar em sua trajetória profissional. Inclusive, eu já expliquei o que é marketing jurídico e dei algumas dicas básicas para quem quiser investir nessa estratégia. Nesse sentido, as redes sociais têm um papel essencial: elas se tornaram não só uma ferramenta de lazer cada vez mais importante, mas também invadiram o mundo profissional, inclusive para o marketing jurídico de advogados. Neste post, focarei no Instagram para advogados e como você pode usar essa rede a seu favor para conquistar mais clientes e ganhar destaque. Acompanhe!

Por que você deve incluir o Instagram na sua estratégia de marketing jurídico

Uma das razões para investir no Instagram para advogados é que esta é uma rede social que já está bastante popular. Para se ter uma ideia, em junho de 2018 o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários, sendo que 80% destes afirmam seguir pelo menos uma conta empresarial. Em outras palavras, é bem provável que seus possíveis clientes estejam lá. Outro ponto é que o potencial de engajamento desta rede é maior do que de outras, como o Facebook. Contudo, não esqueça de que é preciso saber como e o que expor para atrair clientes e engajamento qualificado e ir além das curtidas e dos seguidores.

Como deve ser perfil de advogado no Instagram

Nome do perfil e @

O nome e a @ são parte de sua identidade no Instagram e a parte mais importante do seu perfil; por isso, devem ser escolhidos com cuidado. Dê preferência a nomes que estejam ligados à sua área. Se você é especialista em Direito Civil, use seu nome + sua especialização. É claro que você pode alterar depois caso queira, mas tente não fazer isso com muita frequência.

Descrição

A sua descrição precisa mostrar quem é você e o que faz. E não há muito espaço para isso: são apenas 150 caracteres. Por isso, seja conciso. O ideal é descrever de forma precisa em qual segmento você trabalha, quais são suas habilidades e seus serviços. Se houver espaço, coloque também se tem alguma especialidade e se atende clientes ou empresas específicas.

4 ações que não podem faltar no Instagram de advogados

1 – Crie um perfil comercial

O Instagram tem dois tipos de perfil: os pessoais (voltados para pessoas físicas) e os comerciais (voltados a pessoas jurídicas). Para poder usar essa ferramenta de forma mais proveitosa, escolha a segunda opção, que oferece algumas funcionalidades a mais para profissionais e empresas. Além disso, criar um perfil especificamente para a sua atuação profissional, que não seja o seu perfil pessoal, é uma forma de manter sua privacidade e mostrar credibilidade e seriedade em seu trabalho.

2 – Atente ao planejamento

Planejar é essencial para fazer sua estratégia dar certo. Crie uma identidade visual para o seu perfil, e siga-a nas imagens que usar. Além disso, crie um padrão textual também, para que tudo esteja conectado e relacionado. E não adianta ter um perfil se você não usá-lo com frequência. Não é necessário publicar todos os dias, mas é preciso ter consistência. Para isso, crie um calendário de postagens.

3 – Interaja com sua audiência

Estimule seu público a interagir, fazendo perguntas e pedindo opiniões. No stories, use enquetes ou crie e publique posts compartilháveis para incentivar uma aproximação com seus seguidores. E não se esqueça de responder quem falar com você.

4 – Use hashtags

Hashtags são uma ótima maneira de ser encontrado na rede por determinado assunto, então, faz muito sentido usá-las. Crie hashtags relacionadas à sua postagem, como #direitocivil. Se a hashtag for longa, vale colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula para facilitar a leitura.

Outras redes sociais que advogados podem utilizar

Facebook

Embora já não tenha a mesma força de antes, principalmente por causa da diminuição do alcance das postagens orgânicas, o Facebook ainda é um boa rede social para gerar engajamento para seu escritório.

LinkedIn

É a rede social mais focada em empresas e profissionais. É um bom canal para se comunicar com colegas, fazer networking e conquistar clientes. Além disso, também possui muito conteúdo de qualidade. Leia mais sobre criar um perfil no LinkedIn para advogados.

WhatsApp

O WhatsApp é uma rede e um aplicativo muito útil para advogados pois, além de ser uma ferramenta de marketing, pode ser usado como meio de comunicação com os clientes. É uma ótima plataforma para fidelizar clientes, prospectar negócios e enviar decisões importantes aos clientes.

YouTube

É uma ótima aposta para advogados que gostem de trabalhar com vídeo, pois esse formato vem ganhando a preferência do público, principalmente dos brasileiros. É uma boa forma de explicar conceitos jurídicos para o grande público e tornar-se referência no seu mercado. – Agora que você aprendeu a usar melhor o Instagram para advogados, continue a investir no marketing jurídico e faça parte da minha próxima MasterClass de Empreendedorismo Jurídico para advogados. Para isso, basta se inscrever, e você será avisado da próxima data em que a MasterClass irá acontecer. Nos vemos por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.