Instagram para advogados: como utilizar a ferramenta a seu favor?
Postado em por Rodrigo Padilha.
Não é mais novidade que um advogado deve investir em marketing jurídico se quiser se destacar em sua trajetória profissional. Inclusive, eu já expliquei o que é marketing jurídico e dei algumas dicas básicas para quem quiser investir nessa estratégia.
Nesse sentido, as redes sociais têm um papel essencial: elas se tornaram não só uma ferramenta de lazer cada vez mais importante, mas também invadiram o mundo profissional, inclusive para o marketing jurídico de advogados.
Neste post, focarei no Instagram para advogados e como você pode usar essa rede a seu favor para conquistar mais clientes e ganhar destaque.
Acompanhe!
Por que você deve incluir o Instagram na sua estratégia de marketing jurídico
O nome e a @ são parte de sua identidade no Instagram e a parte mais importante do seu perfil; por isso, devem ser escolhidos com cuidado.
Dê preferência a nomes que estejam ligados à sua área. Se você é especialista em Direito Civil, use seu nome + sua especialização. É claro que você pode alterar depois caso queira, mas tente não fazer isso com muita frequência.
Descrição
A sua descrição precisa mostrar quem é você e o que faz. E não há muito espaço para isso: são apenas 150 caracteres. Por isso, seja conciso. O ideal é descrever de forma precisa em qual segmento você trabalha, quais são suas habilidades e seus serviços. Se houver espaço, coloque também se tem alguma especialidade e se atende clientes ou empresas específicas.
4 ações que não podem faltar no Instagram de advogados
1 – Crie um perfil comercial
O Instagram tem dois tipos de perfil: os pessoais (voltados para pessoas físicas) e os comerciais (voltados a pessoas jurídicas). Para poder usar essa ferramenta de forma mais proveitosa, escolha a segunda opção, que oferece algumas funcionalidades a mais para profissionais e empresas.
Além disso, criar um perfil especificamente para a sua atuação profissional, que não seja o seu perfil pessoal, é uma forma de manter sua privacidade e mostrar credibilidade e seriedade em seu trabalho.
2 – Atente ao planejamento
Planejar é essencial para fazer sua estratégia dar certo. Crie uma identidade visual para o seu perfil, e siga-a nas imagens que usar. Além disso, crie um padrão textual também, para que tudo esteja conectado e relacionado.
E não adianta ter um perfil se você não usá-lo com frequência. Não é necessário publicar todos os dias, mas é preciso ter consistência. Para isso, crie um calendário de postagens.
3 – Interaja com sua audiência
Estimule seu público a interagir, fazendo perguntas e pedindo opiniões. No stories, use enquetes ou crie e publique posts compartilháveis para incentivar uma aproximação com seus seguidores. E não se esqueça de responder quem falar com você.
4 – Use hashtags
Hashtags são uma ótima maneira de ser encontrado na rede por determinado assunto, então, faz muito sentido usá-las. Crie hashtags relacionadas à sua postagem, como #direitocivil. Se a hashtag for longa, vale colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula para facilitar a leitura.
Outras redes sociais que advogados podem utilizar
Facebook
Embora já não tenha a mesma força de antes, principalmente por causa da diminuição do alcance das postagens orgânicas, o Facebook ainda é um boa rede social para gerar engajamento para seu escritório.
LinkedIn
É a rede social mais focada em empresas e profissionais. É um bom canal para se comunicar com colegas, fazer networking e conquistar clientes. Além disso, também possui muito conteúdo de qualidade.
Leia mais sobre criar um perfil no LinkedIn para advogados.
WhatsApp
O WhatsApp é uma rede e um aplicativo muito útil para advogados pois, além de ser uma ferramenta de marketing, pode ser usado como meio de comunicação com os clientes. É uma ótima plataforma para fidelizar clientes, prospectar negócios e enviar decisões importantes aos clientes.
YouTube
É uma ótima aposta para advogados que gostem de trabalhar com vídeo, pois esse formato vem ganhando a preferência do público, principalmente dos brasileiros. É uma boa forma de explicar conceitos jurídicos para o grande público e tornar-se referência no seu mercado.
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Agora que você aprendeu a usar melhor o Instagram para advogados, continue a investir no marketing jurídico e faça parte da minha próxima MasterClass de Empreendedorismo Jurídico para advogados. Para isso, basta se inscrever, e você será avisado da próxima data em que a MasterClass irá acontecer. Nos vemos por lá!