Logo para escritório de advocacia: tudo o que você precisa saber

Postado em por Rodrigo Padilha.

Já comentei bastante aqui no blog sobre como o mercado da advocacia no Brasil é competitivo e a necessidade de adotar estratégias para se destacar da concorrência.

Da apresentação do escritório à decoração que você emprega no seu ambiente de trabalho, todos os elementos que envolvem a atuação profissional do advogado devem ser tratados com cuidado e inteligência, para que passem uma imagem positiva e transmitam os valores corretos ao cliente.

Mas um ponto que muitos profissionais acabam não dando muita bola – e que é fundamental na hora de se destacar em meio aos concorrentes – é o logo do escritório de advocacia.

Assim como em qualquer negócio, na área jurídica também é preciso fixar a sua marca no mercado, tornando-a conhecida e facilmente reconhecível pelo público, além de diferenciá-la da competição.

O logotipo é a síntese dos valores de uma marca e dos serviços que ela presta, e é o elemento visual que carrega e reforça o nome do escritório.

Por isso, deve ser pensado com atenção e, de preferência, ser criado tão logo a empresa seja fundada, uma vez que ele estará presente não apenas na fachada da sede, mas será utilizado em todos os materiais impressos e virtuais da companhia, sendo fundamental na consolidação da marca junto ao mercado.

E está vendo as expressões “marca”, “empresa”, “companhia” e “mercado”? Pois é: eu sempre falo e quero reforçar: enquanto você não enxergar seu escritório como uma empresa e advocacia como um negócio, será só mais um advogado em meio a um milhão de outros no Brasil.

Mas voltando… Na hora de pensar no logo do seu escritório de advocacia, lembre-se de que, na nossa área, há certos valores que são importantes para os clientes e que devem ser reforçados na identidade visual da sua empresa, tais como seriedade, sobriedade e honestidade.

Vale ainda lembrar que o Código de Ética e Disciplina da OAB estabelece uma série de regras em relação à publicidade para a função de advogado, buscando garantir discrição e sobriedade à profissão – e isso também vale para o logo.

Como criar o logo ideal para o seu escritório de advocacia

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do logo no mercado da advocacia e alguns elementos que não podem faltar na hora de criar o seu, confira algumas dicas para ajudar você nessa tarefa:

Foque na especialização do escritório

Como comentei, o logotipo deve transmitir os valores do escritório, mas você deve buscar destacar também elementos que remetam ao compromisso da empresa com a área em que atua, considerando o público que ela atende e os serviços que presta.

Seja criativo

Não é porque os logos devem passar sobriedade e seriedade que eles têm que ser todos parecidos! Criatividade e inovação são essenciais para trazer um diferencial à marca e destacá-la diante da concorrência.

Respeitando o que é preconizado no código da OAB e passando uma imagem condizente à do escritório, fugir do óbvio é a melhor opção – desde que seja feito sem exageros, claro. Uma dica é evitar tendências passageiras e modismos, mantendo o logo sempre atual e atemporal.

Esteja atento às cores

Dentro da proposta de transmitir sobriedade e seriedade, a escolha das cores certas é primordial: elas são um dos elementos mais importantes na criação de um logotipo, e uma escolha errada pode acabar com todo o design e proposta da marca.

O ideal é que não se trabalhe com mais de duas ou três tonalidades diferentes, sempre atentando-se aos valores que tanto destacamos ao longo do texto. Caso contrário, o seu logo poderá passar um imagem infantil ou desgrenhada.

Evitar cores fortes e apostar no uso do dourado, do prateado e de cores sóbrias são boas dicas para um logo discreto, sofisticado e elegante.

Escolha a tipografia com cuidado

Assim como as cores, a escolha errada das fontes podem arruinar o design do seu logo.

Em busca de um estilo diferente, muitos escritórios acabam escolhendo tipos que dificultam a leitura das informações, colocando a estética acima da funcionalidade. Lembre-se disso e escolha fontes formais e bem definidas, que sejam fáceis de identificar e que facilitem a leitura do cliente, sem exageros e rebuscamentos desnecessários.

Utilize símbolos

O Direito conta com uma série de elementos visuais que caracterizam a profissão e podem ser utilizados para conferir estilo e originalidade ao logo do seu escritório de advocacia, como martelo, a balança, a espada. Há ainda símbolos que remetem às origens greco-romanas do Direito, como a deusa Têmis e referências à arquitetura da época.

Caso opte pela utilização de um desses elementos, o ideal é que o designer responsável pelo logotipo crie a imagem do zero, fugindo da mesmice e evitando similaridades com a marca de outros escritórios.

Hoje contamos com diversas ferramentas que facilitam a tarefa de criar um logotipo e que podem ajudar você a elaborar algo original e criativo. Uma delas é a plataforma gratuita Canva, que pode ser acessada online e conta com um extensa biblioteca de layouts prontos.

Mas, claro, a melhor opção para quem deseja um logotipo profissional e eficiente segue sendo a contratação com um profissional do design. Afinal, é importante ter em mente que o logo irá representar o escritório para sempre e carregará consigo todo o peso da marca e do nome da empresa.

Sendo assim, indico que você procure as diversas agências e sites dedicados para a criação de logos, como o WeDoLogos, que coloca você em contato com um rede de designers aptos a realizar o trabalho. Outra dica é o 99designs, que reúne diversos profissionais freelancers de todo o Brasil.

Agora que você já sabe como preparar o logo do seu escritório de advocacia, quero te convidar para continuar aprendendo mais sobre como ter sucesso nesse mercado, através da minha newsletter semanal “Terça Maverick”, que você pode receber se cadastrando abaixo:

Rodrigo Padilha

Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.