Os 8 mandamentos do advogado bem-sucedido

0
5690
Mandamentos do advogado

Na advocacia, não é novidade que ter conhecimento e estudar bastante é fundamental para o sucesso.

Mas para ser um advogado bem-sucedido hoje em dia é preciso que você vá além da teoria. Você não pode pensar que os diplomas farão todo o trabalho sozinho, não importa onde você os conquistou.

Um bom profissional da área jurídica precisa desenvolver também habilidades mentais e alguns hábitos que serão importantíssimos durante a trajetória profissional. Você não pode estagnar: você precisa evitar a autossabotagem e ter uma vida plena, como falei já em um dos meus vídeos.

Neste artigo, eu vou falar sobre algumas dessas habilidades, que eu chamo de os 8 mandamentos do advogado bem-sucedido. Continue me acompanhando:

1º mandamento: ser organizado

Qual a impressão que você quer passar quando o cliente entra em seu escritório? Às vezes, você nem precisa falar: o cliente pode ter essa percepção já ao olhar para a sua mesa.

Um ambiente de trabalho limpo, organizado e sem pilhas de papéis poluindo o escritório vai passar muito mais confiança ao cliente. Além disso, um advogado organizado tem mais capacidade para gerenciar o dia de forma eficaz e ser mais produtivo.

2º mandamento: estar aberto a novas oportunidades

Ninguém é bem-sucedido se mantém a cabeça fechada para os negócios. Se você não abre os olhos, não enxerga as oportunidades – e, se não enxerga as oportunidades, não consegue bons clientes.

A dica aqui é estar sempre ligado no mercado em que você está inserido. Estude bem ele e se mantenha atualizado para poder sempre detectar quem poderão ser seus futuros clientes.

3º mandamento: estar aberto a novas tecnologias

Como você se comunica e organiza seu trabalho hoje? Ainda é pelo velho telefone com fio e caderninho ou usa um smartphone e um laptop?

O exemplo pode ser muito básico, mas prova que as novas tecnologias não surgem à toa: elas vêm para mudar as nossas vidas.

Na advocacia é o mesmo. Não pense nas novidades tecnológicas como “coisa de gente nova” ou “que não são do meu tempo”. Se você está vivendo hoje, hoje é o seu tempo!

4º mandamento: dominar o poder da persuasão e da comunicação interpessoal

Um dos mandamentos do advogado que mais exigem treino e talento é dominar o poder da persuasão e da comunicação. Muitas pessoas nascem com essas habilidades, mas para quem ainda não as tem, o jogo não está perdido: é possível desenvolvê-las, com treinamento, foco e disciplina.

A persuasão é importante para você convencer o cliente de que é a melhor pessoa para resolver seu problema. Já a comunicação é essencial para você se expressar de forma clara.

Além disso, ter em mente a importância da comunicação interpessoal dará a você um diferencial para obter sucesso em audiências, palestras, apresentações, debates e outras formas de interação com o público.

5º mandamento: construir sua reputação com paciência

Se Roma não foi construída em um dia, por que a sua reputação seria?

Credibilidade é gerada diariamente. O tempo e o bom trabalho construirão sua reputação e farão com que seu escritório e o seu nome sejam reconhecidos.

É fundamental ter paciência nesse ponto. E é fundamental também tratar seus clientes com respeito, ética, honestidade e profissionalismo. Se a melhor propaganda é o boca a boca, então faça sempre um bom trabalho, para que os clientes falem bem de você – e não o contrário!

6º mandamento: entender que o sucesso depende de suas escolhas

Você pode saber de cor todos os códigos, ser organizado, inteligente e ter um excelente poder de persuasão, mas se você fizer más escolhas na vida profissional, sua carreira pode ir por água abaixo.

Escolha muito bem sua equipe, seus advogados associados, sua área de especialização, seus investimento, seus clientes e até mesmo o seu mentor. Existem escolhas que acompanham a gente pelo resto da vida; portanto, tenha coragem e confiança nas suas opções.

Uma das coisas mais difíceis na carreira é saber dizer “não”. Não tenha medo ou vergonha de negar aquilo em que você não sente confiança. Afinal de contas, é a sua carreira que está em jogo!

7º mandamento: aprender (se manter atualizado constantemente)

Só porque você estudou na melhor universidade e fez as melhores especializações não significa que você está pronto para sempre. Um dos maiores erros de todo advogado é a acomodação.

Nunca perca a sede de aprender e experimente todos os dias algo novo, mesmo que seja algo não diretamente relacionado ao direito. O aprendizado contínuo nos fortalece e nos torna mais inteligentes.

8º mandamento: ensinar

Além de aprender, que tal ensinar?

Ensinar é uma excelente forma de aprendizado, pois você está retomando o que um dia experimentou pela primeira vez e tornando essa habilidade ainda mais forte.

Use seu conhecimento para desenvolver as vidas dos profissionais que o cercam, como poder de persuasão na hora de negociar com um cliente e também para se posicionar no mercado como referência em sua área do Direito.

Se você, por exemplo, escreveu uma tese de Direito Trabalhista, compartilhe! Isso poderá abrir várias portas para sua carreira como advogado.

Resumindo: todo mundo deseja ser bem-sucedido, mas poucos de fato vão atrás disso. Que tal então começar agora mesmo a seguir os mandamentos do advogado e fazer diferente?

Gostou? Compartilhe conosco suas experiências e sugestões nos comentários! E, para saber mais ainda sobre como alavancar o marketing do seu escritório, não deixe de baixar meu novo material: O Kit Definitivo para Alcançar o Sucesso na Advocacia, 100% gratuito!

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
O Professor Rodrigo Padilha é empreendedor com empresas no Brasil e nos EUA, com uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil e se dedica a ensinar advogados a conquistarem sucesso na carreira através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida através do Empreendedorismo Jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*