Vale a pena investir em logística jurídica no Brasil?

0
241
Logística jurídica

Logística jurídica é a contratação de uma empresa especializada para auxiliar e facilitar o trabalho do setor paralegal de escritórios de advocacia, oferecendo suporte para a realização de diligências e audiências país afora.

Antes encarada com certo desdém, a logística jurídica evoluiu, e hoje é vista como uma excelente forma de se reduzir custos e se garantir uma maior uniformidade e qualidade nos serviços jurídicos de advogados correspondentes – um aspecto de extrema importância para escritórios em expansão ou que buscam atender demandas específicas de clientes com atuação além da sua comarca sede.

Mas como exatamente essas empresas podem melhorar o funcionamento do escritório? De uma maneira geral, os benefícios podem ser divididos em duas grandes áreas:

Redução dos custos

Antigamente, a contratação de correspondentes era sinônimo de dores de cabeça para o setor financeiro do escritório: emissão de notas fiscais, relatórios e outras despesas dos profissionais em atuação oneravam a folha e sobrecarregavam os funcionários do setor, muitas vezes não trazendo qualquer tipo de economia.

Hoje, porém, podemos dizer que a logística jurídica se tornou braço direito do financeiro.

A contratação de uma empresa especializada facilita uma série de processos, centralizando solicitações, reduzindo a quantidade de notas e recibos emitidos e facilitando o pagamento e a geração de relatórios.

Além disso, como muitos dos custos desses serviços costumam ser repassados para o cliente do escritório, a contratação de uma única empresa de logística jurídica facilita a comprovação dessas despesas, evitando escoamento de receitas.

Padronização dos serviços

Outros estigmas que ainda perduram sobre a atuação de advogados correspondentes são a falta de padronização nos serviços prestados por esses profissionais ao escritório e a dificuldade em mantê-los engajados e motivados.

E, por meio da contratação de uma empresa de logística jurídica, é possível pensar no crescimento do seu negócio com uma gestão alinhada da equipe e controle dos processos judiciais, contando com profissionais que tenham atuação compatível com a conduta desejada pelo escritório, além da padronização na apresentação de resultados e melhor controle das solicitações atendidas.

Além disso, como o foco da logística jurídica é dar suporte para a administração dos processos, as soluções oferecidas por essas empresas buscam a redução e a solução de burocracias, garantindo que todos esses processos sejam tratados com a mesma qualidade, independentemente do lugar do país em que estejam sendo conduzidos.

Agora que você conhece alguns benefícios que a logística jurídica pode trazer para o seu escritório, é natural que surja a dúvida: quais aspectos devem ser levados em consideração na hora de optar por uma determinada empresa?

Bom, eu gosto de destacar quatro pontos principais. São eles:

  • Experiência: ao contratar uma empresa de logística jurídica, certifique-se de que ela possua um quadro com profissionais qualificados e com o conhecimento necessário para atuar junto a escritórios de advocacia.
  • Estrutura: analise as suas necessidades e verifique se a empresa que está sendo considerada tem a estrutura necessária para atender suas demandas. Cheque quem são os clientes atendidos por ela, seu tempo de atuação no mercado e o porte dos outros escritórios de advocacia para os quais ela presta serviços.
  • Medição de sucesso: como se tratam de empresas que têm como um dos focos garantir padrão e qualidade nos serviços, é importante que sejam disponibilizadas ferramentas que permitam ao escritório averiguar e garantir que isso seja feito. Sendo assim, veja como são gerados e entregues os relatórios e quais são as outras opções oferecidas para avaliação dos resultados.
  • Tecnologia: é importante conhecer de que forma o escritório manterá contato com os profissionais disponibilizados pela empresa, se esses correspondentes terão ou não acesso ao sistema do escritório e de que forma isso será feito.

E uma dica final: para saber se seu escritório tem necessidade ou não de contar com uma empresa de logística jurídica, é fundamental fazer uma análise das suas demandas e da sua estrutura. Lembre-se de que esse é um projeto que exige estudos – não apenas sobre as necessidades do escritório, como também sobre o posicionamento e a atuação desejados junto ao mercado.

E se este artigo foi útil para você e o seu escritório, então vamos manter nosso contato! Baixe agora mesmo o meu Kit Definitivo Para Alcançar o Sucesso na Advocacia e descubra como transformar seu escritório em um negócio de sucesso. Ele é 100% gratuito!

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
O Professor Rodrigo Padilha é empreendedor com empresas no Brasil e nos EUA, com uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil e se dedica a ensinar advogados a conquistarem sucesso na carreira através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida através do Empreendedorismo Jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*