Como escolher um nome criativo para o meu estúdio fotográfico?

Postado em por Rodrigo Padilha.

Na hora de montar um estúdio fotográfico, uma das principais dúvidas que surgem é em relação ao nome a ser escolhido para a empresa. Colocar o nome do fotógrafo? Ou talvez seria melhor buscar algo mais simbólico? O que para alguns pode parecer uma dúvida boba, na verdade é o primeiro movimento para posicionar-se no mercado.

Explico: quando um fotógrafo opta por nomear o seu estúdio com seu próprio nome, ele se coloca para o público como agente principal do seu negócio, como o profissional que fará ele mesmo os próprios cliques.

Isso impacta diretamente em como o contratante enxerga a empresa. Afinal, ao contratar os serviços do estúdio “João Fotografia”, espera-se que seja o próprio João quem tirará as fotos e estará à frente das atividades em cada ensaio.

Isso faz com que, conforme a empresa cresça, seja necessário que o empreendedor crie uma boa equipe de retaguarda, que seja capaz de liberá-lo para estar sempre atrás das lentes quando necessário.

Por outro lado, quando o fotógrafo escolhe um nome mais criativo, que seja simbólico ou tenha um significado maior, o contratante sabe de antemão que está pagando pelos serviços daquela empresa, que designará um de seus profissionais para tomar conta do ensaio.

Nesse caso, o empreendedor pode assumir uma posição mais estratégica na própria empresa, liderando os demais fotógrafos e sendo quem supervisiona e responde pelo trabalho dos seus colaboradores.

Como encontrar nomes criativos para estúdios fotográficos?

A escolha do nome do estúdio fotográfico deve ser tomada com base numa seleção criteriosa, afinal, essa escolha pode impactar o modo com a empresa e o profissional serão vistos pelo mercado.

Pode parecer difícil escolher o nome ideal, mas existem algumas dicas básicas que podem facilitar essa tarefa. Listo algumas:

Faça um brainstorming

A ideia é tirar as ideias da cabeça, por mais bobas que possam parecer, e, com base no que for surgindo, chegar a um nome preferido. Aqui, há alguns caminhos que podem ser seguidos.

Buscar nomes bem-humorados é uma das saídas. As pessoas costumam lembrar de coisas que as fazem rir, basta pensar nos trocadilhos e musiquinhas que professores do ensino médio criam para ajudar os seus alunos a memorizarem fórmulas e conteúdos para o vestibular. Nesse sentido, outra ideia é fazer uso de rimas.

Outra solução muito utilizada é buscar inspiração na própria profissão de fotógrafo, pensando em nomes que envolvam equipamentos ou expressões usuais do dia a dia da fotografia. Palavras como lente, câmera, frame, pixel e tantas outras podem render nomes criativos para o seu estúdio fotográfico.

Se for o caso, é possível pensar no próprio nicho que o estúdio atende. Ensaios de casamento, newborn, formaturas e outras especialidades podem ser um boa maneira de criar nomes fortes comercialmente, ajudando a direcionar o público certo.

Por fim, talvez a dica mais importante para o brainstorming: seja simples e fuja de clichês. Para se destacar, é importante evitar palavras difíceis de pronunciar ou soletrar. Isso atrapalha na hora de memorizar o nome do estúdio ou até mesmo procurá-lo na internet.

Além disso, fugir do lugar comum da concorrência evita confusões e que a sua empresa passe batido em meio a tantas outras. Por isso, antes de bater o martelo no nome do estúdio, dê uma boa procurada na internet e confira o que os concorrentes vêm fazendo.

Busque inspiração na família e nos amigos

Como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma. Sendo assim, junte seus amigos, seus familiares e, se for o caso, seus sócios e pensem coletivamente em nome criativo para o seu estúdio fotográfico.

Ter uma visão de fora do negócio pode ser uma boa fonte de insights e é uma ótima saída para ver como o público leigo enxerga o seu ramo de atuação. Nesse sentido, pergunte aos seus amigos quais adjetivos vêm à mente quando eles pensam na sua profissão ou quais equipamentos que eles conhecem, por exemplo.

Utilize ferramentas gratuitas online

Existem algumas ferramentas disponíveis na internet para ajudar na geração de nomes para empresas e na escolha dos melhores domínios com os quais registrar o seu site.

Uma delas é o Shopify. Com versão em português, o site é bastante simples. Basta digitar uma palavra-chave que tenha a ver com seu negócio e a ferramenta mostra instantaneamente dezenas de sugestões de nomes de empresa que estão disponíveis e já direciona para o registro do domínio.

Outra sugestão é o Namestall. Disponível apenas em inglês, o site possui um funcionamento semelhante. É só acessar a página, digitar uma única palavra-chave e o site disponibiliza uma série de sugestões de domínios. Você ainda pode escolher se quer um site .com, .net ou uma infinidade de outras opções.

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.