7 filmes sobre empreendedorismo na Netflix que você deve assistir

Postado em por Rodrigo Padilha.

Aqui no blog, costumo dar dicas para diferentes profissões e áreas de atuações sobre como começar a empreender. Contudo, às vezes é indicado ir além das possíveis dicas que o futuro empreendedor possa reunir e se manter inspirado de uma forma diferente. E que maneira melhor de fazer isso do que assistindo a filmes com histórias sobre empreendedorismo, que contam o caminho e dificuldades que muitos empreendedores passam?

Por isso, selecionei alguns filmes disponíveis no Netflix – e outros que não estão na plataforma de streaming – e que acredito que são ótimas fontes de inspiração para o empreendedor. Prepare a pipoca e acompanhe!

3 filmes sobre empreendedorismo disponíveis na Netflix

A Rede Social

Não se pode falar em empreendedorismo sem falar de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. E esse longa (que foi indicado a 8 Oscars) o faz muito bem, contando os percalços deste gênio do mundo corporativo.

Ao longo do filme, o espectador conhece um pouco mais sobre como a criação da rede social afetou a vida pessoal e profissional de Zuckerberg (interpretado por Jesse Eisenberg, indicado ao Oscar), que se tornou o bilionário mais jovem da história na época.

Um Sonho Possível

Esse filme, baseado numa história real, narra a vida de um jovem pobre que é adotado por uma família rica, e busca realizar seu sonho de ser jogador de futebol americano.

O longa aborda como o garoto (interpretado por Quinton Aaron) supera seus obstáculos, e como sua mãe (interpretada por Sandra Bullock, que ganhou o Oscar pelo papel) o ajuda a persistir no seu objetivo.

Walt Antes do Mickey

Não é preciso ser criança para admirar o talento e espírito empreendedor de Walt Disney, que criou um dos maiores impérios do entretenimento existentes. Mas o que muita gente não sabe é que a história de Disney (interpretado por Thomas Ian Nicholas) nem sempre foi como os contos de fadas que ele transformou em filmes.

O longa mostra como o animador enfrentou desafios para conseguir consagrar seu estúdio, e como sua determinação em ter seu próprio negócio ajudou-o a desenvolver o personagem que mudou sua vida: Mickey Mouse.

Outros filmes que não estão na Netflix, mas também são imperdíveis

Se você não é assinante da Netflix, não tem problema. Também separei alguns filmes sobre empreendedorismo que já saíram do catálogo da plataforma, mas que com certeza valem a pena serem vistos:

Joy: o nome do sucesso

Você já deve ter ouvido falar do “miracle pop”, aquele esfregão que se torce sozinho e ficou muito popular na década de 90, sendo vendido principalmente em programas e anúncios de TV. Pois esse filme é baseado na história de Joy Mangano (interpretada por Jennifer Lawrence, que foi indicada ao Oscar pelo papel), a criadora do produto.

Ele mostra que, muitas vezes, empreendedores criativos podem ser sabotados por aqueles que mais amam, mas que nem isso deve impedi-los de buscar o sucesso. E foi o que Joy fez.

Amor Sem Escalas

Este filme, que concorreu a 6 Oscars, é um ótimo exemplo de como se adaptar a mudanças dentro dos negócios. O longa conta a história de Ryan (interpretado por George Clooney), cujo trabalho é demitir pessoas.

Por conta de sua profissão, ele acaba se tornando insensível às consequências de seu trabalho na vida das pessoas que demite. Contudo, ao perceber que sua própria função está ameaçada por um sistema de demissão remoto, Ryan passa a rever sua postura em relação à empatia e sensibilidade pelos outros.

O Homem que Mudou o Jogo

Indicado a 6 Oscars, este longa conta a história real do gerente da equipe de beisebol Oakland Athletics (Billy Beane, interpretado por Brad Pitt) que quer montar um time competitivo, mesmo com uma situação financeira instável.

Assim, ele resolve investir na análise estatística de seus jogadores, buscando tornar sua seleção mais eficiente, com a ajuda de Peter Brand (interpretado por Jonah Hill). O filme é uma grande inspiração para ajudar o empreendedor a buscar saídas cada vez mais produtivas para os problemas que enfrenta.

À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade conta a história do empresário Chris Gardner (interpretado por Will Smith, indicado ao Oscar daquele ano), cuja trajetória foi marcada por muitas dificuldades pessoais e profissionais.

A história é baseada em fatos reais, e mostra como Gardner enfrentou o desafio de cuidar sozinho do filho pequeno (interpretado por Jaden Smith), ao mesmo tempo em que tentava obter um emprego para melhorar sua condição de vida.

Gardner alterna seus desafios entre viver em albergues e ser despejado, mas não perde a esperança de dias melhores. Sua sorte começa a mudar depois de conseguir uma vaga em uma corretora de ações, onde seu potencial como homem de negócios é percebido.

E então, gostou de nossas dicas de filmes sobre empreendedorismo na Netflix? Agora que já sabe como começar se inspirar, que tal continuar a se munir de boas ideias em nosso minicurso gratuito Empreendedorismo Maverick?

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.