#2 VOCÊ É UM OPERADOR DO DIREITO OU EMPREENDEDOR JURÍDICO?

Postado em por Rodrigo Padilha.

Fala pessoal! A pergunta acima pode te gerar um outro questionamento. Qual a diferença? Para responder essa pergunta preciso que façamos uma linha de raciocínio. Para começar, todos hão de convir que para se destacar no mercado de trabalho é necessário ter um diferencial.  Pois bem, esse diferencial foi se modificando com o passar dos tempos. Porque quando o mercado percebe que aquele determinado fato é um diferencial, todos correm para cumprir aqueles requisitos e “portar” o que o diferencia dos demais. O problema é que quando todos fazem, deixa de ser diferencial e entra para o senso comum. Perceba: Até a década de 70, o grande diferencial do mercado de trabalho era ter faculdade. Só perceber o seguinte, seus avós tem faculdade? Quantos avós você conhece que tem faculdade? Se você, leitor, tem mais de 25 anos, provavelmente poucos ou nenhum. Após isso a grande maioria percebeu isso e cuidou de cumprir esse diferencial… até os anos 2000 já estávamos cheios de profissionais com curso superior. Isso se tornou senso comum. Provavelmente seus pais ou a maioria dos pais de seus amigos tem curso superior correto? O que fizeram então? começou a “onda” da pós-graduação, milhares de pessoas correram para as salas de aula para fazer pós-graduação lato sensu e centenas fazer a pós stricto sensu. Eu sou prova disso, fiz meu Mestrado no Brasil e depois EUA. Porque na época era um diferencial. Volto a pergunta, se você tem mais de 5 anos de formado, quantos colegas você conhece que tem pelo menos pós-graduação? Pois é, então hoje, isso já não causa tanto impacto. Muita gente já possui faculdade e pós-graduação (seja ela lato ou stricto sensu). Depositphotos_2426103_m-2015 E o segredo é você descobrir antes dos outros, qual será o diferencial, pois estará alguns passos a frente dos demais, “beberá água limpa” ou como dizem os  famosos escritores W. Chan Kim e Renée Mauborgne: navegará em um oceano azul cheio de oportunidades, deixando o oceano vermelho para todos os outros do mercado. O que fazer? qual será o próximo diferencial? O empreendedorismo jurídico! Eu explico… Todos nós quando fizemos a faculdade de Direito estudamos, obviamente, Direito. Ficamos 5 anos – se me permite a palavra – bitolados 5 anos em Direito, afundados em um universo de leis, doutrinas e jurisprudência. Agora pergunto: Como você vai abrir um escritório e ter sucesso sem habilidades essenciais e complementares para “rodar o business” como administração, recursos humanos, técnicas de economia, Marketing, gerenciamento de tempo, e por aí vai. Saber só direito pode te fazer um bom advogado, mas não o fará ter independência financeira. Até porque toda a concorrência também sabe direito como você. a sharp smart alert happy red fish with open eyes going in the opposite direction of a group of sad blue fishes with closed eyes : Be different or unique concept design vector illustration

As pessoas já estão começando a perceber que ESTAMOS ENTRANDO NA ERA DO EMPREENDEDORISMO JURÍDICO! Não digo isso porque minha empresa tem o primeiro curso do Brasil que ensina essas técnicas de empreendedorismo jurídico. Digo isso porque é a realidade mundial!

Já dei palestras em escritórios de advocacia dos EUA e a visão empreendedora deles vai desde o nome (eles não costumam dizer office (escritório) e sim firm (empresa) de advocacia) até a forma de conquistar clientes (aqui se permite lobistas de firmas de advocacia e marketing de esperança.). Então, agora sim, retorno a pergunta:

Você é um operador do Direito ou Empreendedor jurídico?

Se quiser mais informações úteis para seu desenvolvimento pessoal e profissional veja meus vídeos do youtube https://www.youtube.com/channel/UCwOJP8heS6PF0LR8Bc3RLEw  toda terça e quinta publico vídeos novos lá! E, aproveitando o assunto, não deixe de assistir ao mini-curso gratuito de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para você – que irá lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório (que você não aprendeu na faculdade), como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Continuamos o nosso papo por lá!

Rodrigo Padilha

O Professor Rodrigo Padilha é pioneiro e fundador do Empreendedorismo Jurídico e do Programa Maverick no Brasil, além de fundador da Legião, que é uma das maiores turmas de 2ª fase da OAB no país. Atualmente coordena diversos negócios no Brasil e nos EUA e se dedica a ensinar advogados e outros profissionais a atingirem o sucesso através do empreendedorismo.